Enchentes do Rio das Velhas foi a maior desde 1.979, afirmam testemunhas

Publicado em: 24/01/2012 08:43 | Autor: Pedro de Oliveira

Segundo testemunhas que acompanharam a enchente deste ano no rio das Velhas, esta foi a maior depois da grande enchente de 1.979.

As águas estiveram a cerca de dois metros para chegar ao piso da ponte, invadiu a pista de pouso da Italmagnésio e chegou até a Cerâmica de Dona Lia e imediações das casas do Bairro Alambique.

A estrada que leva ao Assentamento e Comunidade Cái D’água ficou interditada por cerca de 10 dias, deixando sitiantes e fazendeiros ilhados.

A velha ponte, construida em 1.928 aguentou o tranco mais uma vez, mas a pergunta é: até quando vai resistir se não for feito um trabalho de enchimento dos buracos das sapatas, fruto de anos de erosão.

A situação mais crítica foi em Guaicui, onde a Defesa Civil teve que evacuar os ribeirinhos das Ilhas do Boi e Engenho devido a cheia do São Francisco.

As pessoas desalojadas de suas casas tiveram total apoio da Prefeitura de Várzea e Sub-Prefeitura da Barra e ficaram alojadas nas escolas daquele Distrito recebendo assistência da Defesa Civil.

No momento, as águas baixaram e a estrada Várzea/Jequitai está liberada para o tráfego. Em Guaicui tudo voltou à normalidade também.

Registrou-se apenas perdas materiais, como objetos e utensílios domésticos e também das roças ribeirinhas, principalmente milho e hortaliças.

Nenhum caso de óbito foi registrado em razão da enchente, o que deixou as autoridades mais tranquilas.