EMATER promove encerramento do Projeto Transformar em Várzea da Palma

Publicado em: 09/11/2011 10:26 | Autor: Pedro de Oliveira

A equipe local da EMATER/MG e Equipe da EMATER de Curvelo promoveram no último dia 08.11, no Salão de Eventos da Loja Maçônica Templários do Rio das Velhas, o encerramento do Projeto Transformar.

A Equipe da EMATER de Várzea da Palma, formada por Marílson Dalla, Oliveiros Ramalho e Marilda organizaram o evento, com apoio da Prefeitura Municipal de Várzea da Palma, que recepcionou os jovens oriundos de diversas cidades.

Além dos jovens do nosso município, estavam presentes representantes de Lassance, Augusto de Lima, Joaquim Felício, Jequitai, Buenópolis e outros municípios da nossa região.

O Projeto Transformar propõe a formação profissional de filhos e filhas de agricultores familiares, com idade de 16 a 29 anos, visando a qualidade de vida desses jovens em seu espaço de origem.

Busca desenvolver atividades produtivas, que gerem oportunidades de ocupação e renda, com valorização da cultura local e sem comprometimento dos recursos naturais.

Durante o evento foram apresentadas por participantes relatos de suas experiências com diversas atividades rurais, como projetos agrícolas, atividades leiteira e outros, desenvolvidos com apoio da EMATER de cada município.

O que ocorreu nos últimos anos no Brasil foi o êxodo rural, com os jovens migrando para os centros urbanos em busca de maiores oportunidades de trabalho e progresso profissional.

Com esse projeto, o Governo incentiva a volta e fixação dos jovens ao campo, com um modelo de desenvolvimento inclusivo, democrático e sustentável.

Estiveram presentes ao evento, a Sra Laudelina Maria Machado, representando o Secretário de Educação, Cultura e Meio Ambiente, o Vice Prefeito Arnaldo Marques de Souza, o Assessor da Câmara Municipal Sr. Pedro de Oliveira, além de técnicos da EMATER de várias cidades vizinhas.