Temática da reforma da Lei do Silêncio em Várzea da Palma foi destaque na reunião da Câmara

Publicado em: 12/04/2011 08:40 | Autor: Pedro de Oliveira

A reunião ordinária da Câmara do dia 11.04 notabilizou-se pela discussão sobre a temática da poluição sonora em Várzea da Palma.

O vereador Washington Luiz de Araújo convidou o fonoaudiólogo Dr. Rivaldo Henrique Teles de Oliveira para fazer esclarecimentos sobre a questão dos malefícios do excesso da poluição sonora em todos os níveis.

Esclareceu que não tem objetivos de acabar com o som, mas de disciplinar a matéria para que Várzea da Palma tenha uma lei que atenda a todos de forma justa, equilibrada e organizada.

Após os esclarecimentos o fonoaudiólogo Dr. Rivaldo Henrique respondeu a várias perguntas dos vereadores que colocaram assuntos diversos, como a questão das propagandas volantes, do som dos bares e casas noturnas, veículos ultra sonorizados, ruído e transtornos com a circulação do trem de cargas que corta o centro da cidade.

O vereador Ataides Antônio Ribeiro disse que é preciso exigir da empresa Centro Atlântica a retirada dos trilhos que cortam a cidade ao meio, pois os transtornos ao trânsito, ruído excessivo e também risco de acidentes são cada vez mais prejudiciais à população e à nossa cidade.

O palestrante explicou que de acordo com a lei, os ruídos não podem ultrapassar 79 decibéis, a partir daí já passa a ser prejudicial à saúde, podendo causar surdez, irritação, estresse e outras doenças que afetam principalmente as crianças.

O Dr. Rivaldo Henrique se colocou à disposição para outros esclarecimentos que os vereadores precisarem e afirmou que tem todo o interesse, como cidadão e como profissional, em colaborar no que for preciso para a elaboração de uma nova lei municipal ou revisão da lei já existente.

Ônibus para Casa do Estudante e Delegacia de Trânsito

O vereador Wemerson Carlos de Azevedo informou que enviou ofício aos deputados Jairo Athaide e Ana Maria solicitando um ônibus para uso da Casa do Estudante de Várzea da Palma, para realizar o transporte dos associados da entidade.

O presidente Edmar Pereira de Oliveira disse que irá a Belo Horizonte cobrar das autoridades pertinentes a abertura de uma delegacia de trânsito em Várzea da Palma, uma vez que o serviço depende de Pirapora e a demora é muito grande com regularização de documentos de veículos.