Rejeição das contas do ex-Prefeito Bill referente 1997 e 2003 pela Câmara pode decretar sua inelegibilidade por 8 anos

 

Publicado em: 14/12/2010 10:46 | Autor: Pedro de Oliveira

Whatsapp

 

A reunião ordinária da Câmara, realizada nesta segunda-feira, dia 13.12 não vai deixar muitas saudades ao atual vice-Prefeito de Várzea da Palma Sr. Arnaldo Marques de Souza, filiado ao PT. Bill foi prefeito por 8 anos, entre 1997 e 2004.

Dois projetos de Resolução, 05/2010 e 06/2010 que rejeitavam as prestações de contas do ex-prefeito referente aos exercícios de 1997 e 2003, foram votados e tiveram a recomendação do TCE-Tribunal de Contas do Estado referendadas.

Votaram a favor da aprovação da rejeição da Resolução 05/2010, Elder Monteiro, Edmar Pereira, Adelino Barbosa e o Presidente Ataides Zuim, sendo contrários Washington Paco-Paco e Jairo Fraga. Para reverter o quadro, Bill precisava de dois terços do plenário a seu favor.

A Resolução 06/2010 foi aprovada com os votos de Edmar Pereira, Elder Monteiro, Jairo Fraga e Ataides Zuim, sendo contrário o vereador Adelino Barboza Rocha.

A decisão da Câmara deve corroborar com a ação do TCE em decretar o atual vice-Prefeito Bill inelegível por 8 anos, caso idêntico acontecido com o ex-prefeito Cristóvão Colombo Vita, na vizinha cidade de Lassance.

Os vereadores que compõem a base do Governo na Câmara, Wemerson Azevedo, Robson Antônio Gomes e Washington Luiz Araújo tentaram uma manobra, abandonando o plenário antes do início da reunião, na tentativa de impedir a sessão por falta de quorum.

Com a presença do vereador Elder Monteiro, cinco vereadores permaneceram no plenário, quorum suficiente para que o presidente Ataides Zuim abrisse a reunião. Verificou-se em seguida a presença do vereador Washington Paco-Paco. Os demais não retornaram.

O pior nessa situação é que o ex-prefeito não teve um vereador a defendê-lo no plenário, mesmo porque, seu fiel escudeiro e afilhado político Márcio Roberto, se licenciou da Casa Legislativa e voltou a assumir a Secretaria de Educação.

Além de ficar inelegível por 8 anos, o que pode decretar o fim de sua carreira política, Arnaldo Marques de Souza deverá ter seu nome na lista dos “Ficha Suja”. Final de carreira muito triste para um político até então, considerado ilibado e zeloso com a coisa pública.

O ex-Prefeito Bill poderá recorrer à Justiça para tentar se salvar, mas especialistas acham difícil a reversão do quadro, que lhe é bastante desfavorável, principalmente após a decisão da Câmara.

O vereador Ataides Antônio Ribeiro se despediu da presidência, dizendo-se realizado com sua atuação onde destacou a transparência nas contas da Câmara e a inauguração do novo prédio, considerado o mais bonito do Norte de Minas.

O Vereador Edmar Pereira de Oliveira agradeceu a todos os colegas que compuseram a chapa vencedora e demais vereadores que acreditaram em sua proposta. Afirmou que dará continuidade a política transparente do Presidente Ataides.

Disse que a partir da posse como presidente para o biênio 2011/2012, espera contar com o apoio de todos os colegas, bem como estará aberto ao diálogo com o Prefeito para buscar o progresso e o desenvolvimento de Várzea da Palma.