Academia de Letras realiza evento em comemoração ao 57º Aniversário de Várzea da Palma

Publicado em: 13/12/2010 15:02 | Autor: Pedro de Oliveira

A Academia de Letras, Ciências e Artes de Várzea da Palma - ACLAV, fundada em 29 de agosto de 2008, realizou no último dia 11.12, às 14:30 hs, no Salão da Câmara Municipal, uma sessão Solene em comemoração ao 57º aniversário de emancipação política de Várzea da Palma, acontecida no dia 12 de dezembro de 1.953.

O evento contou com a participação brilhante do cantor Pedro Humberto, do Coral Viva Voz e integrantes da Comunidade do Bom Jardim, com a Dança do Gamba, além da presença do Secretário de Educação e Cultura, Professor Márcio Roberto da Silva.

A ausência do Prefeito Municipal Luiz Antônio, do Vice Bill, vereadores e demais autoridades locais foram sentidas, tendo o Assessor de Comunicação da Câmara e também acadêmico Pedro de Oliveira, representado o Presidente Ataides Antônio Ribeiro.

Apesar do brilhantismo da sessão, alguns acadêmicos notaram que a sessão fugiu um pouco ao ritual acadêmico, deixando de enfocar o motivo principal que era a comemoração do aniversário da cidade, bem como divulgar os assuntos da Academia.

Sem querer criticar, entendem alguns que numa sessão da academia, os trabalhos deveriam ser apresentados pelos acadêmicos, o que não vem acontecendo, talvez esse fato contribua para a ausência de tantos confrades e desestimule a vida literária em nossa cidade.

Registrou-se a presença de apenas 7 acadêmicos, o que evidencia que a entidade tem que buscar um novo rumo, se reunir mais, a fim de aparar arestas pessoais e políticas e funcionar com maior liberdade e independência, de forma a priorizar os assuntos acadêmicos.

O Presidente Moisés Vieira Neto anunciou a presença da historiadora Liliane Correa, representante da MGPM Consultoria, que presta serviços à Administração no sentido de melhorar a pontuação do ICMS/Cultural.

O Setor Cultural registrou dados para tombamento oficial da Dança do Gamba como patrimônio cultural de Várzea da Palma, o que contará pontos no ICMS/Cultural para 2011.

Ao final da reunião, que não teve a palavra franca, foi servido um coquetel aos presentes. A Academia de Letras de Várzea da Palma, por seus integrantes, agradece ao Presidente da Câmara pela sessão do plenário para a realização do evento.