Semana do Meio Ambiente- A volta do peixe ao Rio das Velhas

 

Publicado em: 16/06/2009 09:14 | Autor: Pedro de Oliveira

Whatsapp

 

SEMANA DO MEIO AMBIENTE- A VOLTA DO PEIXE AO RIO DAS VELHAS

ASSISTA O PRONUNCIAMENTO DE RONINHO NA TV CÂMERA

Entre os dias 28 a 31 de maio tivemos em nosso município a presença da Equipe do Projeto Manuelzão, ONG presidida pelo Prof. Apolo Heringer da UFMG. O Projeto Manuelzão tem se notabilizado pela recuperação do Rio das Velhas e seus afluentes, uma das bacias hidrográficas mais importantes de Minas, pois banha a Grande BH, hoje com 3 milhões de habitantes. Além disso, o Velhas é o mais importante tributário do São Francisco, na sua margem direita.

O Projeto Manuelzão fixou a Meta 2010, lançada após a Expedição em 2003, como sendo o ano em que se podia pescar e nadar em toda sua extensão. Obviamente esta meta não foi alcançada na sua plenitude, mas os avanços alcançados são extraordinários. A Meta 2010 é uma proposta audaciosa para a revitalização da bacia do Rio das Velhas.

O objetivo é despoluir o trecho mais degradado do rio, entre os municípios de Itabirito e Jequitibá, para assim permitir a recuperação de toda a bacia hidrográfica. Só na Grande BH foram construídas 2 ETE’s – Estação de Tratamento de Esgotos – que tratará os esgotos do Arrudas e do Córrego Onça. Em inúmeras cidades que compõem a bacia, o Governo do Estado está investindo em tratamento de esgotos, citamos como exemplo Várzea da Palma, Pirapora, Buritizeiro. A ETE de Várzea da Palma já se encontra em funcionamento.

A Expedição 2009 do Projeto Manuelzão atestou que o rio está bem melhor que em 2003, os níveis de poluição diminuíram gradativamente, mas muito ainda tem que ser feito. O principal sucesso e fato muito comemorado foi a da volta do peixe ao rio. Esse é um fato comprovado.

Em nossa região, nos últimos anos tem se verificado uma quantidade bem maior de peixes o que pode ser comprovado pelas fotos de pescadores na ponte do Rio das Velhas, em Várzea da Palma em setembro de 2008.

Temos notícia de que até crumatãs têm sido fisgadas em anzol, e não é história de pescador não. Quem quiser ver, é só ir até a Banqueta e acompanhar uma pescaria. Ocorre que, com o aumento do pescado, o aumento de redes de malhas pequenas que atravessam o rio de ponta a ponta estão aumentando também.

É a chamada pesca predatória, que impede os peixes de desovarem na época da piracema e aprisiona espécimes fora do tamanho legal. Esta ação ilegal tem que ser combatida pela Polícia Ambiental com mais rigor, além da uma conscientização maior junto aos pescadores da comunidade de Barra do Guaicui, que recebem salário no período da piracema e continuam pescando assim mesmo.

Os navegadores Roninho, Rafael e Erick atestaram que tem aumentado a quantidade de dragagem nas margens do rio, principalmente entre Lassance e Barra do Guaicui, o que acelera o assoreamento. Também verificaram o abuso dos proprietários rurais que estão destruindo as matas ciliares. Basta ver a foto aérea do encontro do Velhas com o São Francisco para comprovar a destruição da mata ribeirinha, para o avanço das pastagens.

Não bastasse isso, estão destruindo também a mata ciliar, aquela que se debruça sobre o barranco do rio. A destruição do cerrado também é alarmante. A fiscalização tem que ficar mais atenta e agir com mais rigor. Talvez, por isso, a maioria dos córregos da região estão secando, como Pedras Grandes, Cotovelo, Taboquinha, Doce, Brígidas, Bananal e outros. Também tem que se exigir a conservação das lagoas, chamadas berçários, como a Lagoa do Olaria que está ameaçada de secar.

No dia 5 de junho foi comemorado o Dia do Meio Ambiente. Em Várzea da Palma passou em brancas nuvens, aliás, não tanto, devido a poluição que sobe aos céus de Várzea da Palma. Nenhuma comemoração, nenhuma acão foi vista na cidade. Várzea da Palma precisa de uma política de Meio Ambiente dirigida por pessoa competente e que conhece do assunto. Até agora, os diretores nesta área, são apadrinhados políticos, que nada entendem sobre o assunto e se limitam a autorizar CORTE DE ÁRVORES nas ruas da cidade.

Esta é a crua realidade. O melhor trabalho, a bem da verdade, foi realizado quando o Prof. Márcio Roberto foi secretário da Educação – entre 1997 e 2004. É por isso que Várzea da Palma é sempre criticada quando acontece um evento ambiental. Recentemente os navegadores do Manuelzão teceram severas críticas à nossa cidade, com relação à poluição do rio, do ar e destruição da natureza, vistas a olho nu. Chegaram a dizer que Várzea da Palma vira as costas para seu rio...

Meio Ambiente é sempre um assunto ventilado, discutido, mas ações concretas pouco se vêem, de fato. Por exemplo: Há quanto tempo se fala em colocação de filtros antipoluentes nas indústrias locais? Remonta décadas e nada. O Ministério Público intima as partes, depois prorroga-se por mais 10 anos e e tempo passa. Fica muito no oba oba e blá blá blá das autoridades. Enquanto isso os índices de mortes por canceres na cidade são alarmantes.

Eles lembraram que é preciso se preocupar com a qualidade de vida da população varzeapalmense, com relação às doenças causadas pela poluição atmosférica e efluentes tóxicos. Basta lembrar também que é da água do rio das Velhas que bebemos e usamos para nossas necessidades. Louva-se o belo trabalho da COPASA, que oferece uma água de ótima qualidade aos usuários.

Mas um fato concreto nós podemos comemorar: A VOLTA DO PEIXE AO RIO. As fotos neste artigo comprovam isso. Já é um indício da melhora da qualidade da água do rio e que existe uma luz no fim do túnel, ou melhor, esperança a cada curva do rio...

* Fotos cedidas pela ONG SALVE RIO DAS VELHAS-VÁRZEA DA PALMA.

*ASSISTA O PRONUCIAMENTO DE RONINHO NA TV CÂMERA


Imagens