PRESIDENTE DA CÂMARA DESTACA APROVAÇÃO DO PROJETO QUE CRIA A APA-SERRA DO CABRAL

Publicado em: 29/04/2009 09:27 | Autor: Pedro de Oliveira

O Presidente da Câmara Ataides Antônio Ribeiro, após a Sessão Ordinária do dia 27.04, destacou a importância da aprovação pelo Legislativo do Projeto de Lei nº 11/2009, que cria a APA (Área de Preservação Ambiental) da Serra do Cabral. Lembrou que Várzea da Palma já integra o Circuito Serra do Cabral, que visa desenvolver o turismo na região. Recentemente conversou com o Prefeito de Lassance Dr. Ídson Fernandes Brito sobre a execução de projetos em parceria pelas duas cidades.

Durante a sessão, o vereador Márcio Roberto da Silva, que no seu período como secretário da Educação realizou vários projetos de âmbito da defesa ambiental em Várzea da Palma, fez um relato da importância da aprovação deste projeto, lembrando que só preservando a natureza o Mundo será melhor para as gerações vindouras.

Lembrou das constantes mudanças ambientais do Planeta, com o efeito estufa e o aquecimento global e que é importante que não fiquemos só defendendo a preservação da Amazônia, dos oceanos, mas que preservemos aquilo que está mais perto de nós, aquilo que nos rodeia, assim estaremos ajudando o Planeta a ser melhor, afirmou o vereador.

Como todos sabem a Serra do Cabral possui belezas e riquezas excepcionais, tanto na flora, quanto na fauna exuberantes, ainda não explorados totalmente. Além disso, a região é rica em nascentes de córregos que resultam em belas cachoeiras, principalmente no Município de Lassance e nas cidades do outro lado da Serra como Joaquim Felício, Buenópoles, Augusto de Lima e outras. O ecoturismo vem sendo amplamente divulgado na região, com competições trilhas para motos e jeeps.

Recentemente aconteceu uma competição com divulgação pela INTERTV. Existem inúmeras grutas com desenhos rupestres que nos levam a conhecer os nossos antepassados que viveram nessa região há mais de 10.000 anos. Os órgãos ambientais do Governo priorizam a preservação das serras como áreas que não podem sofrer desmatamentos, uma vez que as serras funcionam na natureza como uma esponja, as águas da chuva infiltram nas cavidades rochosas formando depósitos de água subterrâneos.

Quando o volume desses depósitos enche, a água é expelida pelas rachaduras formando as nascentes dos córregos que despencam em forma de cachoeiras. Esse processo  pode ser observado quando no período das chuvas as cachoeiras aumentam de volume e no período da seca elas minguam.

Desta forma é preciso que haja um cuidado maior pelas ações que exploram essas regiões, seja na criação de animais quanto na silvicultura de pínus e eucalíptus ou mesmo na agricultura, para que haja um equilíbrio e uma exploração sustentáveis que não destrua o ecossistema natural existente.

O desmatamento das serras poderá secar essas nascentes e trazer um desequilibro à região, que será desastroso para todos. Várzea da Palma está de Parabéns. O executivo e os vereadores merecem nossos aplausos pela aprovação deste projeto. É preciso agora que ele seja colocado em prática a fim de transformar a área da APA num parque ecológico que deverá ser mais bem protegido e também visitado por turistas e estudantes.

Aqui vale aquele antigo refrão: “Não basta um meio ambiente, é preciso ter um ambiente inteiro”. Várzea da Palma está fazendo sua parte.