Programa Câmara Mirim

Comunicado de Suspensão do Programa Câmara Mirim de Várzea da Palma

Comunicamos a suspensão do Programa Câmara Mirim de Várzea da Palma por determinação da Presidência desta Casa. Informamos que o motivo do cancelamento do Projeto deve-se a inassiduidade da maioria dos vereadores mirins nas reuniões ordinárias da Câmara Mirim, que infere falta de interesse e responsabilidade dos jovens parlamentares para com o Programa. Além do tempo dispensado pelas Coordenadoras do Programa e de todo o funcionalismo do Legislativo Municipal na preparação das reuniões mirins, existem gastos, que mesmo com orçamento reduzido, a Câmara Municipal procurou manter, na certeza do quão é importante a aproximação do Legislativo com as escolas, uma vez que possibilita aos alunos conhecerem de perto as atribuições dos parlamentares e o real significado da política. Agradecemos aos alunos que se dedicaram ao programa, bem como aos diretores que demonstraram comprometimento e que por diversas vezes participaram de reuniões neste Legislativo objetivando melhorias para o desenvolvimento do mesmo.

Várzea da Palma, 30 de outubro de 2013.

Adelino Barboza da Rocha
Presidente da Câmara Municipal


REGULAMENTO PARA ELEIÇÃO DOS VEREADORES MIRINS DE VÁRZEA DA PALMA

1 – Participarão da eleição todos os alunos matriculados nos sexto, sétimo e oitavos anos das escolas municipais e estaduais que aderiram ao Programa.

2 – Poderão ser candidatos alunos de ambos os sexos.

3 – Cada escola terá liberdade de organizar o processo de campanha eleitoral e de eleição, de acordo com o que melhor adequar ao processo.

4 – Havendo mais de um candidato por sala, haverá um processo seletivo interno para que seja escolhido apenas um candidato que concorrerá à eleição.

5 – A critério de cada escola, poderão votar na eleição para vereador mirim, todos os alunos da escola, professores e funcionários e até pais e/ou, apenas os alunos dos anos selecionados envolvidos na eleição.

6 – No dia da eleição, será adotada uma lista de presença, bem como cédula com os nomes dos candidatos, que será depositada na urna após o voto.

7 – A apuração será feita após o término da votação, por uma comissão de professores nomeados para esse fim, com a presença do representante da Câmara.

8- Será eleito vereador mirim aquele que receber o maior número de votos, ficando os dois subsequentes como 1º e 2º suplentes na ordem de votação.

9- O mandato de vereador mirim pertence à escola. Em caso de doença, transferência ou mudança do vereador, assumirá o suplente da respectiva escola.

10 – O mandato de vereador mirim será de um ano, sendo as reuniões mensais.

11 – A eleição para vereador mirim acontecerá durante o mês de novembro e cada escola agendará a data do seu evento, para acompanhamento do representante da Câmara.

12 – A entrega de diplomas e solenidade de posse da primeira câmara mirim de Várzea da Palma acontecerá na 2ª reunião ordinária da Câmara após a volta do recesso de janeiro de 2.012.

13 – A Câmara adotará um uniforme com logotipo oficial da Câmara para uso dos vereadores/e ou vereadoras durante as reuniões. 14- As reuniões da Câmara Mirim serão nos moldes da reunião da Câmara e serão, sempre que possível, transmitidas pelas rádios conveniadas.

15- A Câmara disponibilizará funcionários para assessorar e acompanhar os trabalhos da Câmara Mirim.

16 – Em caso das escolas dos distritos a Câmara providenciará o transporte no dia das reuniões.

17- As normas de funcionamento da Câmara Mirim serão regidas pelo Regimento Interno que será aprovado após a posse dos vereadores e eleição da mesa diretora.

Várzea da Palma, 20 de setembro de 2.011.

Pedro de Oliveira

Coordenador da Câmara

 

Definidas as escolas que irão participar da eleição para a primeira Câmara Mirim de Várzea da Palma

O Assessor de Comunicação da Câmara, Sr. Pedro de Oliveira visitou neste mês as escolas municipais, estaduais e particulares que se enquadram no perfil do programa Câmara Mirim e obteve a confirmação de 9 escolas que irão participar.

São elas: Emília de Paula, Joaquim de Paula Ferreira, Joseph Hein, Tancredo Neves, Macedo Filho de Buritis das Mulatas, Escola Estadual de Guaicui, Gabriel Nunes de Azevedo, Colégio Destaque e CNEC.

Assim, cada escola irá eleger 1 vereador ou vereadora mirim para compor a primeira Câmara Mirim da história do legislativo varzeapalmense, que será eleita em novembro e tomará posse em fevereiro do próximo ano.

O assessor de Comunicação da Câmara já esteve visitando várias escolas onde proferiu palestra elucidando dúvidas dos alunos e professores sobre a execução do programa.

A Câmara mandará confeccionar cartilhas elucidativas sobre o programa que serão distribuídas aos alunos do 6º, 7º e 8º anos das escolas participantes no mês de outubro, quando já começarão as campanhas nas escolas.

A eleição será feita em todas as escolas no mês de novembro. Conhecidos os 9 vereadores mirins eleitos, eles serão convocados para treinamentos na Câmara, a fim de serem preparados para a posse e para as primeiras reuniões ordinárias.

O mandato do vereador mirim será de 1 ano e as reuniões serão mensais.

O objetivo principal da formação da Câmara Mirim de Várzea da Palma é conscientizar os jovens estudantes sobre a prática da política como ferramenta para conquista de benefícios para as comunidades e para nossa cidade, bem como formar lideranças jovens, descobrir novos talentos, desvinculadas das mazelas e vícios da política nacional, promovendo a cidadania.

É um programa pedagógico com o objetivo de aproximar a escola, a sociedade e o Poder Legislativo.

O Presidente Edmar Pereira de Oliveira agradece aos diretores e a Comunidade escolar por aderirem ao programa, sem o qual não seria possível a implantação do Programa, iniciado em 2009 na Gestão do então Presidente Ataides Antônio Ribeiro.

ESCOLA MACEDO FILHO REALIZARÁ ELEIÇÃO NO DIA 25.11

A diretora da Escola Municipal Macedo Filho de Buritis das Mulatas, Sra Bárbara Enide Almeida  Carvalho comunicou à Câmara que realizará a eleição do vereador Mirim da escola no dia 25.11, sexta-feira.

O Assessor de Comunicação da Câmara, Pedro de Oliveira fará tudo para acompanhar o processo eleitoral em Buritis das Mulatas.

CARTILHA DA CÂMARA MIRIM

As cartilhas explicativas da Câmara Mirim serão distrituidas às escolas que fazem parte do Programa, na quinta-feira, dia 24. A Câmara pede desculpas aos diretores das Escolas pelo atraso, mas ocorreu um problema na Gráfica em Belo Horizonte, e só nesta semana foi equacionado.

A Coordenação da Programa de Eleição da Câmara Mirim espera que até 02 de dezembro todas as escolas já tenham feito a eleição para escolha de seu vereador mirim.

ESCOLA MACEDO FILHO ELEGE RAFAELA ALVES COMO VEREADORA MIRIM

No último dia 25.11, no período da tarde, os alunos e funcionários da Escola Macedo Filho realizaram a eleição do primeirto vereador mirim daquela escola.

3 candidatos participaram da eleição, sendo eles: Bruna Emanuelly, Rafaela Alves e Jonathan Adão mendes. Após a apuração, Rafaela Alves obteve 27 votos, Bruna 22 e Jonathan 5.

A vereadora eleita e os suplentes, Bruna e Jonathan, acompanhados da Supervisora Cíntia e da Professora Ivanilde, estiveram visitando a Câmara no dia 28 e participaram da reunião ordinária.

O Presidente Edmar Pereira de Oliveira parabeniza a diretora Bárbara Enildes Carvaho e sua equipe pela eleição e conclama às demais escolas que realizem as eleições para que até o próximo dia 02 de dezembro já conheçamos os vereadores eleitos.

ESCOLA JOAQUIM DE PAULA FERREIRA ELEGER FABIANO HENRIQUE ROCHA REZENDE

A Escola Joaquim de Paula Ferreira concluiu seu processo de escolha do vereador mirim, elegendo Fabiano Henrique Rocha Rezende, com 375 votos, Izadora Esteves Rabello como 1ª suplente e Mariela Soares Guimarães como 2ª suplente.

565 alunos votaram, tendo o vereador eleito a expressiva votação de 375 votos. Estão de parabéns a Diretora Arlinda Santiago, a Supervisora Geilda e demais professores da tradicional e mais antiga escola de Várzea da Palma.

ESCOLA JOSEPH HEIN ELEGEU A VEREADORA EDUARDA RODRIGUES LOPES

A Escola Estadua Joseph Hein, concluiu seu processo de escolha, elegendo para vereadora mirim a jovem Eduarda Rodrigues Lopes e como 1ª suplente Geisiele Pereira de Souza.

Parabéns ao diretor Cícero dos Santos Filho e professores que particparam do Programa.

ESCOLA ESTADUAL TANCREDO DE ALMEIDA NEVES ELEGEU O VEREADOR GERALDO JÚNIOR

A Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves concluiu sua eleição para vereador mirim, elegendo o jovem Geraldo Júnior Salvador para vereador mirim, Ennia Sayra Alves Fonseca como 1[ suplente e Rayanny Stefany Oliveira como 2ª suplente.

Geraldo Júnior obteve 67 votos, Ennia Sayra obteve 55 votos e Rayany Stefany obteve 36 votos. Parabéns ao diretor Ronan Ângelo Leal e sua equipe, que tão bem conduziram todo o processo eleitoral.

As escolas CENEC, Gabriel Nunes de Azevedo, Escola Estadual de Guaicui e Colégio Destaque deverão anunciar seus vereadores na próxima semana.

ESCOLA CENEC JÁ ELEGEU SEU REPRESENTANTE À CÂMARA MIRIM

A Escola CENEC de Várzea da Palma também já elegeu seu representante para a Câmara Mirim de Várzea da Palma. Trata-se da jovem Júlia Ciega Teixeira. Parabéns à toda a diretoria e professores da Escola CENEC pela conclusão do processo eletivo. A posse da primeira Câmara Mirim de Várzea deverá acontecer no dia 20 de fevereiro no Plenário da Câmara Municipal.

ESCOLA EMÍLIA DE PAULA ELEGEU SE REPRESENTANTE

A Escola Estadual Emília de Paula elegeu para vereador mirim daquela escola o jovem André Soares Gomes. Parabéns ao diretor Cléber e sua equipe pela condução e conclusão do processo.

ESCOLA ESTADUAL DE GUAICUI E GABRIEL NUNES DE AZEVEDO NÃO APRESENTARAM OS NOMES ATÉ O MOMENTO

Até esta data, 17 de fevereiro, as diretorias das Escolas Estadual de Guaicui e Escola Municpal Gabriel Nunes não apresentaram os nomes dos seus representantes à Câmara Mirim. Apesar de já solicitado por nós, nenhuma reposta recebemos até esta data.

Caso as referidas escolas não tenham realizado as eleições, a Câmara adotará o seguinte critério: convocar o 1º suplente das duas escolas com maior número de alunos, que ficarão com dois representes cada uma.

Uma vaga será da Escola Joaquim de Paula Ferreira e a outra vaga será da Escola Estadual Emília de Paula. A posse da primeira Câmara Mirim deverá ser marcada para a primeira ou segunda reunião do mês de Março.

A Câmara enviará um ofício às escolas comunicando a data oficial para ciência dos vereadores mirins e demais interessados.

ESCOLA ESTADUAL DE GUAICUI E ESCOLA MUNICIPAL GABRIEL NUNES CONCLUIRAM ELEIÇÃO

Os diretores das Escolas Estadual de Guaicui  Sr. Hudson Helliton e da Escola Municpal Gabriel Nunes de Azevedo Sr. Flávio Fulgêncio Jr. comunicaram nesta semana o resultado das eleições nas respectivas escolas, encerrando assim, o processo de escolha dos 9 vereadores mirins para comporem a primeira Câmara mirim de Várzea da Palma. Os escolhidos de cada escola são:

Escola de Guaicui: Cainã Indianara Barbosa Mendes (titular) e Cristian Kely Bispo Vieira (suplente

Escola Mun. Gabriel Nunes: Jefferson Rodrigues da Luz, com 25 votos (titular), Lívia Fernanda Medeiros Rabelo , com 6 votos e Natália Rayane Santos Leite, 5 votos, como suplentes.

DIPLOMAÇÃO E POSSE DA CÃMARA MIRIM

Em reunião solene realizada ontem, dia 09.04, às 20:00hs, no Plenário João Jorge de Oliveira, a Câmara Municipal diplomou e empossou os nove vereadores mirins eleitos pelas escolas municipais, estaduais e particulares de ensino fundamental.

Foram diplomados também os nove suplentes de vereador mirim, eleitos pelas escolas. Todos os vereadores terão mandato de um ano, sem direito à reeleição.

O vereador mirim da Escola Tancredo Neves, Geraldo Junio Salvador fez o juramento oficial, sendo que os demais ratificaram o juramento dizendo: “Assim o prometo”.

Em seguida o presidente Edmar Pereira de Oliveira declarou os mesmos empossados e convidou primeiramente os suplentes a receberem seus diplomas. Em seguida foram diplomados os vereadores titulares, sob os aplausos dos presentes.

A vereadora mirim do Colégio Destaque fez um pronunciamento em nome dos vereadores mirins e o diretor da Escola Tancredo Neves, Ronan Ângelo Leal fez um pronunciamento em nome dos diretores das escolas presente ao evento.

Os vereadores Márcio Roberto da Silva, Adelino Barbosa Rocha, Ataides Antônio Ribeiro, Jairo Fraga Teixeira e Wemerson Carlos Azevedo também discursaram enaltecendo o programa de criação da Câmara Mirim e parabenizando a todos os eleitos.

Ataides Antônio Ribeiro, autor do projeto que criou a Câmara Mirim, afirmou que estava muito feliz com a concretização desse programa e que acredita que muitos líderes políticos poderão surgir nas escolas.

O presidente Edmar também usou da palavra, discorrendo sobre sua carreira política, lembrando sua primeira eleição. Falou da importância dos jovens participarem da política e reafirmou seu apoio ao Programa Câmara Mirim.

Falou da sua preocupação com a juventude varzeapalmense e exortou os vereadores mirins a realizarem campanhas  nas suas escolas, contra o uso das drogas, dizendo que a Câmara estará a disposição para apoiar no que for preciso.

Foi sentida a ausência do senhor Prefeito Municipal  e representantes do Executivo bem como do Judiciário de nossa cidade.

A reunião foi encerrada, tendo o presidente convidado a todos para um coquetel, agradecendo a presença de todos.

A primeira Câmara ficou assim composta:

André Soares Gomes, representante da Escola Estadual Emília de Paula;

Cainã Indianara Barbosa Mendes, represente da Escola Estadual de Guaicui;

Eduarda Rodrigues Lopes, representante da Escola Estadual Joseph Hein;

Fabiano Henrique Rocha Rezende, representante da Escola Estadual Joaquim de Paula Ferreira;

Geraldo Junio Salvador, representante da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves;

Julia Siega Teixeira, representante do Colégio CENEC;

Marceo Azevedo de Souza, representante da Escola Municipal Gabriel Nunes de Azevedo;

Marina Corrêa Reis, representante do Colégio Destaque

Rafaela Alves Nunes, representante da Escola Estadual Joseph Hein

Na primeira reunião ordinária da Câmara Mirim será eleita a mesa diretora, composta de presidente, vice-presidente e secretário, bem como será discutido e aprovado o Regimento Interno.

 

 


Imagens