Câmara Municipal de Várzea da Palma Comemora 66 Anos de História

Publicado em: 01/02/2021 08:00 | Fonte/Agência: Arquivos da Câmara Municipal/ MONOGRAFIA DE VÁRZEA DA PALMA - Moisés Vieira Neto

No mês de janeiro de 2021 a Câmara Municipal de Várzea da Palma completou 66 anos de instalação.

Apesar de Várzea da Palma ter sido emancipada em 12 de dezembro de 1953 pelo governador Juscelino Kubistchek e o Município se instalado em 1º de janeiro de 1954, do período em que a cidade foi instaurada até a eleição e posse dos primeiros Poderes Legislativo e Executivo, a cidade foi administrada pelo intendente Afonso Henrique Soares, que posteriormente foi substituído pelo Sr. José Soares de Macedo Filho.

A primeira eleição municipal para constituição da Câmara e Prefeitura foi realizada em 03 de outubro de 1954. Foram eleitos vereadores os Srs. Antônio Soares da Rocha, Dalcy Fulgencio, Gabriel Nunes de Azevedo, Geraldo Sanguinette, João Monteiro de Morais, Joaquim Marques de Carvalho, Laudemiro Gomes Magalhães, Pedro Sampaio Neto e Vitor Aguiar, e para o cargo de Prefeito e Vice-Prefeito, respectivamente, os Srs. Dr. Antônio Gomes Pinto Coelho e Rodopiano Aranha.

A reunião solene que marcou a história do Município, realizada em 31 de janeiro de 1955 para a posse dos eleitos, foi presidida pelo Juiz de Direito da Comarca à época, Sr. Otávio Vieira Machado e secretariada pelo Sr. Geraldo Sanguinette, vereador que obteve a maior votação no pleito.

Na memorável sessão solene também foi procedida a eleição da primeira Mesa Diretora da Casa, a qual, por unanimidade de votos dos Edis presentes, foi composta da seguinte forma: Presidente, Geraldo Sanguinette; Vice-Presidente, Pedro Sampaio Neto e para Secretário, Gabriel Nunes de Azevedo.

Em 16 legislaturas, o Legislativo Varzeapalmense aprovou 2.404 projetos que se tornaram leis municipais. Ao longo de mais de seis décadas, este Parlamento tem cumprido o seu papel de legislar, representar a sociedade em sua pluralidade de interesses e fiscalizar a atuação do Executivo, sempre comprometido com o desenvolvimento da cidade e o bem-estar de sua população.

Foram Presidentes da Câmara:

Geraldo Sanguinette, Vitor Aguiar, Antônio Gomes Pinto Coelho, Pedro Sampaio Neto, Joaquim Marques de Carvalho, Marcino Teles de Castro, Modestino Fonseca Pereira, Manoel Messias de Almeida, Manoel Barbosa de Souza, Edson José Domingos, Plínio Batista Rocha, Otávio José de Souza, Geraldo Borges Sampaio, Mário Francisco Morais, Marcos da Silva Sanguinette, Alfredo Menezes Neves, Erasmo Rodrigues Diniz, Márcio Sanguinette, Gilberto Fulgêncio, Geraldo Nunes de Azevedo, Aníbal Menezes Neves, Haroldo Azevedo Neves, Edmar Pereira de Oliveira, Elder Monteiro de Morais, Ataídes Antônio Ribeiro, Adelino Barboza da Rocha, Eli José Soares Faria e Thales Emílio Pimenta Modesto.

Atualmente, a Câmara Municipal de Várzea da Palma está em sua 17ª Legislatura e é presidida pelo vereador André Nascimento de Souza.