Sessão Ordinária (08/09)

Publicado em: 11/09/2015 12:22 | Autor: Gleides Arlet

Na sessão ordinária do dia (08/09) entraram em competência da Casa para serem apreciados pelas Comissões Permanentes deste Legislativo a Emenda ao Projeto de Lei nº 28/2015, que “Altera a redação do artigo 4º da Lei 2.190/2014, e dá outras providências”, de autoria do vereador Agnaldo Costa Lima e o Projeto de Lei nº 30/2015, que “Altera a Lei 1.365/1998, no que concerne ao cargo de agente sanitário e dá outras providências.”

Elevação do povoado de Buritis a distrito e asfaltamento de ruas

O vereador Heliaquim Pereira Lima solicitou através da Indicação nº 65/2015 que seja complementado o asfalto nos trechos não pavimentados das ruas Padre Rolin, Osvaldo Cruz e a marginal da BR.496, no Bairro Pinlar II. Outra propositura aprovada pelos parlamentares foi a Indicação de nº 66/2015 de autoria do vereador Adelino Barboza. O Edil requereu providências do Executivo Municipal no sentido de elevar o povoado de Buritis das Mulatas à categoria de distrito. Adelino destacou que muitos serão os benefícios a serem conseguidos com a elevação do povoado a distrito. Entre as conquistas que serão possíveis ele listou o posto policial e o posto dos correios.

Retirada de água de nascente de córrego

Márcio Sanguinette utilizou a tribuna da Câmara para falar sobre o problema da falta d’água na zona rural do Município e noticiou suposta retirada de águas na nascente do córrego Bananal de Cima. Segundo o Edil as denúncias devem ser apuradas para que as autoridades competentes adotem medidas caso as mesmas sejam fundamentadas. O vereador Ricardo Pereira solicitou ao Secretário de Transportes, Neif Ferreira, e demais autoridades que se empenhem em buscar soluções para a crise hídrica que assola o Município. Afirmou ser necessária a criação de uma subsecretaria de agricultura para um melhor atendimento das comunidades rurais. A escassez de água também foi abordada pelo parlamentar Adelino Barboza, que requereu à Presidência da Casa que seja feito um contato com a FUNASA no intuito de que seja dado andamento ao projeto de abastecimento de água no Distrito de Guaicuí.

Contratação de médico para PA, pagamento de insalubridade e posse do concurso municipal

O vereador Agnaldo Costa solicitou em Plenário à Administração a contratação de mais um médico para atendimento no Pronto Socorro Municipal aos finais de semana e feriados, bem como esclarecimentos sobre o motivo da suspensão do pagamento de adicional de insalubridade para servidores da saúde. Ainda na sessão o parlamentar requereu informações sobre quando serão dadas novas posses aos concursados e que seja veiculado nas redes sociais sobre as posses do concurso público na intenção de que a população tenha acesso à informação. Segundo o vereador é fundamental que o Legislativo acompanhe o exercício das posses, inclusive verificando se os empossados estão tendo respeitada sua dignidade e lhes sendo outorgadas funções compatíveis com o disposto no edital. O vereador Ricardo Pereira comentou o assunto, ressaltando que o ideal seria que todas as posses sejam dadas em no máximo 40 dias.

Pintura de quadra esportiva, construção de creche e revitalização de pavimentação de ruas

O vereador Ricardo Pereira dos Santos solicitou ao Secretário Municipal de Educação que viabilize a pintura da Escola Municipal Gabriel Nunes de Azevedo com a maior brevidade e preferencialmente que a pintura esteja pronta no ato da inauguração da quadra esportiva da instituição escolar. Eremar Zoqueu Francisco Sanguinette reiterou o pedido de construção de uma creche na Vila Aparecida. A solicitação já havia sido realizada pelo parlamentar em reunião ordinária do dia 18/08/14, objetivando que as mães daquela região tenham um local apropriado para deixar seus filhos durante o período de trabalho. O vereador comentou ainda sobre a necessidade de realização de obras no Bairro Novo Progresso, principalmente nas ruas, cujos bloquetes estão soltos, solicitando inclusive aos demais vereadores que intercedam ao Executivo neste sentido.